Você já deve ter visto diversos tipos de caminhões rodando as estradas. São vários modelos, tamanhos e capacidades. Cada um se encaixa em determinado tipo de situação.

Conhecer cada um deles e suas características pode facilitar a gestão logística e evitar problemas com multas, já que muitas cidades brasileiras aplicam restrições para a circulação de caminhões em seus perímetros urbanos.

 

Veículo Urbano de Carga (VUC)

Este é um caminhão de pequeno porte, indicado para áreas urbanas. Seu tamanho varia de 2,2 metros a 6,3 metros de comprimento, possuindo uma capacidade máxima de até 3 toneladas de carga.

 

Caminhão 3/4

Semelhante ao VUC, porém possuindo dois eixos e, dependendo do tamanho da carroceria, capaz de suportar até 4 toneladas de carga.

 

Caminhão Semipesado (Toco)

O Toco possui dois eixos, um na parte dianteira e outro na traseira, possuindo um comprimento total de 14 metros e uma capacidade de carga de até 6 toneladas.

 

Caminhão Pesado (Truck)

Diferentemente do Toco, o Truck possui dois eixos duplos, sendo um na parte dianteira e outro na traseira que ajuda a dar força ao motor. Seu comprimento máximo é de 14 metros, porém, por conta do eixo duplo, seu peso bruto total pode chegar a até 23 toneladas.

 

Carreta

Estes são os tipos de caminhões mais utilizados para o transporte de cargas. Uma carreta, possui duas partes bem definidas: o cavalo, onde ficar localizado o motor, as rodas de tração e a cabine e a carroceria, onde a carga é levada.

 

Cavalo Mecânico simples

Possui duas rodas de tração com eixo simples e uma cabine pequena. Sua capacidade de carga depende do tipo de reboque que levará.

 

Carreta com dois eixos

Pode ter um comprimento de 18 metros e transportar até 33 toneladas. Sua estrutura é composta por um cavalo mecânico com dois eixos e um semirreboque com mais dois eixos.

 

Carreta com três eixos

O seu comprimento também pode chegar a 18 metros, mas, por ter um eixo a mais, comporta um peso bruto maior: até 41,5 toneladas. Nesse caso, o cavalo mecânico também possui 2 eixos.

 

Cavalo Mecânico Trucado

Possui um eixo duplo, que dá mais força de tração e pode suportar cargas mais pesadas na carroceria. Também contam com cabines maiores.

 

Carreta cavalo trucado

O comprimento pode chegar a 18 metros e também conta com um semirreboque de 3 eixos, porém, o cavalo mecânico, a parte da cabine, é trucada, o que garante uma estrutura reforçada, que distribuir melhor o peso e aumenta a capacidade de peso bruto para 45 toneladas.

 

Bitrem

Também conhecido como Treminhão, esse veículo possui duas articulações e uma combinação que conta com um total de 7 eixos. Normalmente está atrelado a um cavalo mecânico trucado, o que lhe garante uma capacidade de até 57 toneladas.

 

Rodotrem

Este veículo é formado por um cavalo mecânico trucado, 3 articulações e dois semirreboques que estão ligados por um equipamento chamado Dolly, atrelado na quinta roda.

Este tipo de caminhão precisa de autorização especial de trânsito (AET) para circular e tem uma capacidade máxima de 74 toneladas.

 

Qual o melhor caminhão para transportar sua carga?

Sabendo os tipos de caminhões disponíveis, você pode avaliar qual deles é o mais indicado para o tipo de transporte que você deseja.

Se você possui uma empresa que precisa despachar cargas, a escolha de um caminhão adequado a sua necessidade pode garantir mais eficiência logística, rapidez na entrega e até economia de custos.

Ao contratar uma empresa de transportes é importante levar essas informações em consideração também. Busque saber quais os tipos de caminhões utilizados e como o transporte da sua carga será feito.

Quanto mais eficiente for o transporte de suar cargas, mais lucratividade e sucesso terá a sua empresa.